Editado para uso de civis e militares
Baseado no manual das Forças Armadas dos Estados Unidos (80s), este manual tem orientação para os procedimentos mais comuns que uma pessoa pode enfrentar na selva e em situações de perigo de vida.
O manual abrange desde a psicologia da sobrevivência, até primeiros socorros, princípios de sobrevivência em vários ambientes, animais peçonhentos e outros assuntos pertinentes. Também contém instruções para construção de abrigos, marcha, alimentos e água. A orientação com o uso de instrumentos ou sem instrumentos também é explicada, provendo conhecimentos para o deslocamento em regiões desconhecidas.
Como fazer fogo, onde obter água potável, como fazer armadilhas para caçar animais para a alimentação, quais as plantas que são comestíveis, quais os maiores perigos que poderão ser enfrentados – é uma das seções que são abordadas.
No que tange ao tipo de ambiente, são abordados a sobrevivência nos trópicos, em desertos, em climas frios, no mar e nas costas de zonas alagadas, e também em condições invulgares, como ataque nuclear ou desastres naturais como enchentes, incêndios, etc.
Diversos tipos de cobras venenosas e os cuidados que devem ser tomados para evitar as picadas destes peçonhentos também fazem parte deste manual.
Todas as informações são de responsabilidade do autor, cujo objetivo é promover a segurança dos elementos das forças armadas.
O presente manual e parte do material complementar ao “Manual da Infantaria SSO” e “Manual de Suboficiais” do SSO.