A Simulação Militar
No universo do Airsoft, o Milsim é fundamentado principalmente na conduta do “operador” pela busca da realidade e vivencia do militarismo, seja nas suas diretrizes, estilo, operação, comportamento, hierarquia. OS SOLDIERS SPEC OPS têm toda uma estrutura que suportam e mantem o grupo coeso desde as regras, organização e incentivos para as equipes por meio de logísticas e hierarquias similar aos dos militares.
SOLDIERS SPEC OPS atuam em diferentes cenários sejam nos seus treinos ou missões a serem executadas ambientes naturais (SELVA) e urbanos (CQB) ex. campos, matas e fábricas abandonadas. A intenção das missões e desenvolver nos operadores o universo militar. Que envolve planejamento, reconhecimento, organização, comunicação, suporte para executar da melhor forma as missões. Contribuindo no crescimento não somente do esporte mas fortalecer a liderança dos operadores dos SOLDIERS SPEC OPS.
Valores
Milsim envolve disciplina, comprometimento, técnica, condicionamento físico, organização e respeito, além de ser baseada na humildade e honra de cada operador, que deve se acusar ao ser atingido, já que as munições não explodem tinta, como no paintball. Ele deve permanecer no lugar até que outro jogador o arraste para fora da zona de combate.
Equipamentos
Os equipamentos e acessórios, as armas, coletes táticos, shemag, rádios, capacetes, e marcadores são similares ou visualmente parecidos aos usados por militares em operações. Porém, nas missões de Airsoft não há ganhadores, mas missões e objetivos a serem cumpridos. As armas utilizadas vão de acordo com o papel desempenhado pelo operador seja: assalto, suporte, atirador designado (marksmen), caçador (sniper). Milsim é uma modalidade de Airsoft na qual as operações ou atividades militares são simuladas, incluindo movimentação, estratégia, raciocínio.
SSO - COMANDO DE OPERAÇÕES
Militarismo ou ideologia militarista é a ideia de conceitos, cultura, doutrina e sistema militares.
No Airsoft, a modalidade de Milsim é fundamentado principalmente na conduta do “operador” pela busca da realidade e vivencia do militarismo, seja nas suas diretrizes, estilo, operação, comportamento, hierarquia.
Os SOLDIERS SPEC OPS têm toda uma estrutura que suportam e mantém o grupo coeso desde as regras, organização e incentivos para as equipes por meio de logísticas e hierarquias similares aos dos militares.
No Milsim envolve disciplina, comprometimento, técnica, condicionamento físico, organização e respeito, além de ser baseada na humildade e honra de cada operador, que deve se acusar ao ser atingido, já que as munições não explodem tinta, como no paintball. Ele deve permanecer no lugar até que outro jogador o arraste para fora da zona de combate.
Antes de “jogar” no modelo Milsim primeiro entenda que você deve gostar de militarismo (envolvendo seus sistemas, hierarquia, estilo, organização, técnica, condicionamento físico e respeito) depois envolve os treinos e missões.
Viver o militarismo significa muitas vezes “fazer” sacrifícios como, por exemplo, cansado durante um combate você não abandona seu irmãos a sua equipe você “deve superar” o cansaço e estar junto. Isso e um exemplo de viver militarismo e não simplesmente cansei do jogo vou embora e “dane-se o restante”, claro existem momentos que a exaustão ela deve ser respeitada porem após a devida recuperação o operador volta a estar com a equipe. Outro exemplo e seguir e cumprir diretrizes sejam do seu comando, do seu líder de equipe (fireteam) e não simplesmente faz de conta que você entendeu e sai jogando “sozinho” quer jogar sozinho sem problemas para isso existe Airsoft (modalidade ForFun) em diversos lugares que não são Milsim. Carrega uma AEG e sai atirando e seja feliz não tem nada de errado com isso.
Haverá momentos que se torna necessário seguir o direcionamento do líder, do seu comando mesmo não acreditando no que foi solicitado trabalhar, treinar e atuar em equipe isso é a coluna principal do Milsim.
Na simulação militar ainda apresenta especificidades que estão sempre presentes nos jogos, por exemplo: a utilização obrigatória de carregadores (mags) mid cap ou low cap (média ou baixa capacidade); a definição de uma cadeia de comando e a seleção de um papel individual em relação a um fireteam.
Existem diversas equipes comprometidas com a simulação militar, que utilizam elementos de encenação no cenário e grupos de personagens, por exemplo, policiais, médicos, batedores, snipers e engenheiros.
Muitas equipes de Milsim se especializam e gostam de reencenar batalhas históricas, como a Segunda Guerra Mundial, ou guerras modernas, que requerem organização e envolvem uma grande quantidade de detalhes. Isso dá aos participantes a oportunidade de fingir que são parte da história. Já os praticantes mais novos são mais influenciados por jogos de videogame.
Classificação da Milsim
A Milsim possui plataformas de jogos eletrônicos e de tabuleiro, mas as mais populares são as que utilizam armas de pressão. Dentro deste grupo, também existem alguns níveis proporcionais ao grau de simulação da partida e experiência dos praticantes. Essa classificação ajuda na referência para cada tipo de jogo e na escolha dos equipamentos com maior eficiência. Confira quais são:
Lim-Sim ou Limited Simulations (Simulações limitadas)
É geralmente o tipo de Milsim mais utilizado, com foco no combate direto e em missões gerais. As equipes possuem algum tipo de cadeia de comando e algum meio de identificação, seja pela cor do uniforme, faixas no braço etc. As partidas são mais complexas do que os típicos jogos mata-mata, mas muito mais flexíveis do que um Full-Scale Milsim.
Full-Scale Milsim (Milsim em larga escala)
Neste nível, os eventos são mais elaborados e aprofundados na simulação, onde o combate direto não necessariamente ocorre e as missões são mais específicas. A cadeia de comando é mais forte e desempenha funções mais importantes. Os líderes devem realmente fornecer direções aos combatentes. Geralmente, o papel do jogador é previamente estabelecido com um bom briefing da ação e espera-se que os participantes sigam as coordenadas como se estivessem no serviço militar. As regras para os uniformes e o armamento são mais específicos, justamente para dar uma sensação de imersão no jogo. No Full-Scale Milsim as partidas podem ou não ser baseadas em fatos e lugares reais.
Também entram nesta categoria os eventos de reencenação cujos resultados não são predeterminados, ou seja, não seguem necessariamente o resultado da batalha histórica real.