Machado tomahawk

O tomahawk é um tipo de machado nativo da América. Seu nome foi incorporado ao idioma inglês no século XVII como uma transliteração da palavra tamahaac da língua powhatan (Algonquian da Virgínia).

Ferramenta usada tanto por americanos nativos quanto por colonos europeus, muitas vezes também usada como arma ou para combate corpo-a-corpo. O material usado para a fabricação das folhas foi progressivamente substituído, movendo-se do osso e da pedra inicial para o ferro e bronze posteriores. As lâminas de metal dos tomahawks eram originalmente baseados nos machados da Marinha Real, que eram usados ​​como objeto de troca com os nativos americanos por comida e outros suprimentos. O projeto britânico, por sua vez, derivou de desenhos usados ​​séculos atrás pelos vikings.

O cabo de um tomahawk moderno, tradicionalmente feito de madeira de carya, tem geralmente menos de 60 centímetros de comprimento. A cabeça, com um peso usual entre 250 gramas e um quilo, tem uma borda cujo comprimento não costuma exceder 10 centímetros. Ocasionalmente na cabeça, uma garra ou um martelo localizado no lado oposto da lâmina de corte também pode ser implementada.

Alguns exemplares decorados com gravuras eram usados ​​em rituais, muitas vezes tinham um buraco na cabeça, que se estendia através do cabo, para fumar tabaco através do tomahawk. Há também espécimes com cabeças metálicas desses tubos incomuns. Pips-tomahawk eram símbolos poderosos nos encontros entre europeus e americanos: um dos lados era o cachimbo da paz. O outro, o machado da guerra.

Os primeiros machados de aço

Os europeus têm sugerido que este instrumento se torne mais eficaz se não for feita de pedra e aço. Graças aos britânicos os primeiros machados de ferro no continente americano foram importados e que posteriormente se tornou o produto mais vendável.

Melhorados pelos europeus o machado tomahawk em nativos americanos começaram a desfrutar de grande demanda. Os europeus usavam o machado como moeda de troca por peles com os índios.

Com o tempo, foi criada a tecnologia para acelerar significativamente a produção e reduzir o custo do processo de produção. Foi de fato que os machados feitos de barras redondas de ferro barra de aço trançado, as extremidades dos quais, subsequentemente, foram soldadas umas às outras, formando a lâmina. O produto produzido em massa na Europa, principalmente na França e na Inglaterra foram entregues aos aborígenes locais. Anteriormente, esta ferramenta foi utilizada principalmente nas necessidades domésticas e em casos raros – na caça. Após a modernização do índio o machado de batalha tomahawk tornou-se uma arma formidável, também largamente usada pelos fuzileiros navais britânicos.

Tomahawks de aplicação: o início

Os europeus examinam o machado indiana, percebeu que é mais conveniente e eficaz para o combate perto de uma faca ou lança. Isto é devido à sua construção especial, que tinha uma machadinha. Os machados “Ax” dos índios tinham um cabo curto é usado como uma alavanca.

Com base nas estruturas europeias existentes, substituir as pedras afiadas por ferro, criando uma melhora significativa para uso militar. Assim começou a ser usado ativamente por militares (marujos e fuzileiros navais britânicos) que embarcavam em navios e usado como instrumento de luta. Também era usado para alcançar objetivos (alvos) na distância (arremesso). Tomahawk sendo arremessado se tornou uma arma eficaz para acertar o alvo a uma distância de até vinte metros. Simultaneamente, houve formação na arte da guerra e dos próprios índios. Essas habilidades profissionais adquiridas que lhes permitiu realizar operações militares, usando um tomahawk. O machado tornou-se um elemento de combate e caça. Também usado para dar o “golpe de misericórdia, em animais feridos”.

Natureza dos danos causados pelo machado indiana

Investigado por arqueólogos que escavavam em assentamentos de territórios indígenas indicam que as lesões mais comuns dos tomahawks são o crânio, clavícula, costelas e osso do braço esquerdo. Devido à natureza do dano se examinou no crânio dos corpos de soldados mortos por tomahawk, e considerou-se que os ataques por machados a partir de cima para baixo num percurso arqueado. Danos à clavícula, obviamente, têm sido feitas nos casos em que o golpe arrasador para a cabeça não atingiram seu objetivo. Lesões esquerda ou antebraço direito eram menos comuns. A segunda técnica, o qual foi utilizado pelos guerreiros desse tempo, foi um “corte sopro” em forma de arco para o corpo. É aplicado em uma trajetória horizontal.

Versões modernas de tomahawks indianos

Nos tempos atuais os machados são feitos a partir de uma única folha de metal. Cortado pelo desenho da folha de metal é sujeita a mais processamento comportando um corpo de estrutura monolítica. O cabo normalmente de material polimérico, reduzindo de esta forma drasticamente o peso da arma.

Arma tática

Machados foram usados pelos soldados norte-americanos nos tempos atuais nas campanhas Iraque, Afeganistão e Tempestade no Deserto. Eram utilizados como instrumento compacto e conveniente para quebrar a portas e janelas. No início soldados utilizaram machados de uso por “bombeiros” pesados e grandes. As machadinhas táticas foram a opção mais viável pelo custo, tamanho e peso. Utilizadas para abrir cadeados, pressionando portas, quebrar vidros de carros e assim por diante. Em uma situação de combate este machado é considerado indispensável, principalmente quando e indesejável uso armas de fogo. Tais situações podem surgir, se a luta é realizada nas proximidades de substâncias inflamáveis e explosivos, produtos químicos tóxicos.

Os machados e machadinhas táticas foram especialmente populares nas unidades de forças especiais dos Estados Unidos. No exército da União Soviética, esses modelos não têm raízes. O comando militar da URSS inicialmente previsto para armar o pessoal das machadinhas táticas, mas finalmente se decidiu que seria muito caro. Análogo do Tomahawk US no Exército Vermelho começou a enraizar a pá, que, de acordo com a liderança soviética, não é pior.

Machado tomahawks tático M48

Feito de aço inoxidável 440c processo fabricação industrial aplicando revestimento preto. Comprimento do machado é de 39 cm, comprimento da lâmina – espessura 95 milímetros – 2 cm A pega 48 tomahawk M Hawk é reforçado produto de polipropileno, o qual por meio de parafusos de aço e de energia aumentam a estabilidade uma vez montado. Comprimento do braço é de 34 cm. machado tático pesa 910 gramas. O kit e composto pelo machado e uma bainha de nylon especial.

Uso e costumes pelo SSO

O machado tomahawk instrumento homologado pelo grupo assim como antigamente e usado por operadores dos SSO para diferentes cenários. Para uso de defesa os operadores recebem treinamento utilizando técnicas oriundas do Kali Silat.  

Operadores Online

Unable to display online user data at this time.

Busca

Número Acessos

  • Articles View Hits 94250